Forza Horizon 5 no PlayStation: Tudo igual, mas diferente
Neste fim de semana, comecei a jogar Forza Horizon 5 de novo, mas pela primeira vez no PlayStation 5. O jogo de corrida mais recente da Playgroung Games estreou no console da Sony, trazendo pela primeira vez o festival de velocidade mais legal do planeta para o mundo do PlayStation.
Foi uma sensação meio estranha, devo admitir, ver o logo do Xbox Game Studios pipocando na tela do PS5. Tão estranha quanto, umas semanas antes, ver o logo do PlayStation Studios ao abrir o alpha de Marathon no Xbox Series X. É uma estranheza que deve passar com o tempo, assim como hoje em dia a gente nem pisca ao ver o logo azul da Sega quando joga Sonic num console da Nintendo. Todas foram ideias inimagináveis em outros momentos, mas não há como negar, a estrada do futuro para a indústria dos games é multiplataforma.
A estranheza continuou com os botões do PlayStation na interface do jogo – ao que quem joga o game de corrida da Microsoft no Steam usando o Dualsense já deve estar mais acostumado. Mas meio que foi só. O resto, é exatamente o Forza Horizon 5 que eu conheço e adoro. Não é meu jogo favorito da série: FH4, aquele que levou o Festival Horizon para o Reino Unido, continua imbatível. Mas é um dos melhores jogos de corrida arcade (ou ‘simcade’, como a Turn 10 e a Playground Games preferem chamar) que você vai encontrar atualmente e, como eu disse lá em 2021 quando o jogo foi lançado originalmente, é obrigatório para os fãs de velocidade.
Forza Horizon 5 no PlayStation
O jogo coloca você como a grande estrela de um festival de música e velocidade (pense no Coachela ou Lollapalooza, mas com super carros voando baixo ao redor dos shows), em uma recriação fantástica do México, com total liberdade para acelerar e explorar, muitas atividades e, claro, provas para disputar sozinho ou online.
Forza Horizon 5 no PlayStation 5 traz tudo o que já foi lançado no jogo original de Xbox: são quase 900 carros para desbloquear, mais de 40 atualizações de conteúdo, duas expansões (que podem ser compradas à parte ou como parte de uma edição completona) e muita coisa para ver e fazer. O jogo já chega com a atualização mais recente, Horizon Realms. Para quem curte colecionar troféus, a caçada promete: são 111 troféus para desbloquear no jogo base, além de 27 para cada uma das duas expansões – falo mais delas daqui a pouquinho.

Também há roupas e acessórios para seu piloto, totalmente customizável (assim como os carros). Da coleção de carros até as proezas que podem ser realizadas em cada área do mapa, Forza Horizon 5 no PlayStation tem atividades e conteúdo de sobra para muitas horas de diversão.
E se você quiser mais, recomendo adquirir as expansões: Rally Adventure é mais pé no chão, e leva o jogador para uma região remota onde vai disputar um campeonato de rally, com muitas provas de tempo e corridas off-road. Hot Wheels é, bem, uma das melhores coisas já feitas em Forza Horizon: um enorme mapa feito com pistas malucas dos carrinhos Hot Wheels, recriados como bólidos de verdade. Loopings e outras doideiras aguardam os jogadores e é tão bom quanto você pode imaginar.
Tudo igual, mas diferente
Jogar Forza Horizon 5 no PlayStation é exatamente como jogar no Xbox Series X ou no PC. É um game de corrida excelente, com uma vibe empolgante que poucas franquias de videogame conseguem sustentar por tantos anos quanto a da Playground Games.
Para quem está chegando agora, só recomendo dar a partida e acelerar. Para quem já jogou no Xbox, como eu, e estava afastado, é como voltar para mais um show da sua banda favorita depois de uns anos: é tudo igual, mas de certa forma, diferente, e ainda assim, vai te transportar de volta para aquele lugar feliz.
Forza Horizon 5 está disponível para PC, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S. O jogo está incluso no catálogo do Game Pass.
0 comments