Jotunnslayer parece Diablo, mas é Vampire Survivors nórdico
Vocês sabem que eu sou muito fã de Vampire Survivors e assim como o clássico moderno da Poncle se inspira em Castlevania, outros jogos do gênero trazem elementos de títulos ou mesmo gêneros consagrados. Minha recomendação mais recente, Jotunnslayer parece Diablo, com seus elementos de fantasia sombria, câmera isométrica e até no ritmo do combate às hordas infernais. Assista ao trailer e me diga se não parece:
Jotunnslayer: Hordes of Hel ainda está em Acesso Antecipado no Steam, e a publisher Grindstone me cedeu uma cópia do jogo para avaliação alguns dias atrás, quando em sua atualização mais recente, o jogo da Games Farm e da ARTillery ganhou suporte para o portátil Steam Deck. O portátil da Valve foi onde eu mais joguei e posso afirmar, o game funciona muito bem nessa plataforma, com as configurações de fábrica.
Eu não me canso de experimentar novos jogos do crescente gênero ‘Buller Heaven’, aqueles em que o jogador percorre mapas por um tempo limitado enquanto dispara automaticamente contra hordas crescentes de inimigos, lentamente ficando mais forte a cada partida. O conceito é tão simples quanto viciante, e cada novo lançamento traz alguma inovação para esse gênero tão recente. Esse é o caso de Jotunnslayer.
Visualmente, o jogo se destaca tanto por fugir do estilo cartunesco da maioria dos Bullet Heavens, quanto por ir em uma linha bem diferente da Pixel Art de Vampire Survivors. Basta olhar para as telas que ilustram esse artigo ou assistir ao trailer abaixo para reconhecer que Jottunslayer parece Diablo, a popular franquia de RPG de ação da Blizzard. Às vezes, dá até a sensação de que se está jogando algum mod de Diablo IV, mas se trata de um belo jogo independente que traz ideias interessantes para os Bullet Heavens.

Hordes of Hel se inspira no RPG da Blizzard e também na mitologia nórdica, terreno fértil para muitas aventuras. Você começa o jogo com a classe Berserk, o típico bárbaro viking furioso e pronto para picotar inimigos com suas lâminas. Outras classes de personagem são desbloqueadas conforme o seu progresso, assim como mais mapas. O game traz muitos elementos visuais e um ritmo de combate que se assemelha aos RPGs de ação, e combina isso tudo muito bem com os ataques automáticos, a evolução constante durante as partidas e os elementos roguelike típicos dos Bullet Heavens. E acredite: não é só por causa do visual que Jotunnslayer parece Diablo. O game pega várias ideias bem sucedidas do RPG e adapta com sucesso para seu formato de partidas curtas.
Cada classe tem suas próprias habilidades, magias e mesmo variações cosméticas, e pode ser aprimorado com o passar do tempo. Durante as partidas, você coleta orbes de experiência para desbloquear novas habilidades, e também obter as bençãos dos deuses nórdicos, como Thor, Freya e outros que você certamente conhece pelos filmes e quadrinhos da Marvel ou por ter jogado os games mais recentes da franquia God of War, como os anões Brokk e Sindri, inclusos na atualização mais recente. Com suas runas, os irmãos dão poderosos bônus passivos ao jogador.
Cada partida conta com uma série de objetivos que devem ser completados em troca de moedas de ouro. Os desafios vão de coleta de itens até batalhas contra subchefes, ou destruir objetos mágicos – esses são os piores, pois você fica parado no lugar, vulnerável ao avanço da horda inimiga – e às vezes, incapaz de usar seus poderes de área! – mas a recompensa vale o esforço, pois Jotunnslayer parece Diablo também em sua árvore de habilidades!

Esse é o elemento que o jogo traz de novo para os Bullet Heavens. Entre uma partida e outra, você adquire não só melhorias de atributos como acontece em Vampire Survivors ou em (também muito bom) Yet Another Zombie Survivors. Você usa o ouro adquirido nas partidas para comprar novas armas, melhorar os atributos e aprimorar as bençãos dos deuses, mas também adquire habilidades especiais para aquela classe. Assim, você consegue aos poucos ir construindo builds de personagem – e sério, dá para fazer muita coisa. Como em um bom RPG, em Jotunnslayer: Hordes of Hel, nem todos os personagens da mesma classe serão iguais e isso é um avanço e tanto no gênero. Há muitos detalhes para entender e dominar conforme progride no game, e o fato de ter seus menus localizados em português do Brasil ajuda bastante.
Também há eventos comunitários, como “Hobgoblins Everywhere” que está rolando enquanto escrevo este artigo, e que faz com que esses monstrinhos apareçam de tempos em tempos em todos os mapas. Conforme avança no evento da vez, você ganha armas exclusivas e um troféu. Participar do evento é opcional e eu achei isso bem legal. Mesmo em Acesso Antecipado, Jottunslayer é bem robusto, recebendo novas classes e mapas em cada atualização. O update mais recente trouxe suporte para o Steam Deck, o reino de Starvalfheim, Brokk e Sindri como deuses, vários inimigos inéditos e a classe Anão Guardião, um legítimo “tanque” pronto para detonar as hostes de Hel em sua busca por comida, glória e ouro.
O roadmap do jogo até o lançamento inclui ainda mais um reino, Hellheim, um novo deus, uma nova classe e muito mais. Jotunnslayer está em Acesso Antecipado no Steam, mas chegará também aos consoles PlayStation 5 e Xbox Series X/S no lançamento, que está previsto para rolar em algum momento este ano.
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